Instalações

Separador

Instalação de grupo gerador: Como funciona?

Desde de que ocorreu a crise nacional de distribuição de energia elétrica “blackout” entre 2001/2002 e com o passar dos anos, a falta de investimentos em geração, transmissão foi agravada pela ausência de chuva que vem comprometendo os níveis de água de nossas usinas hidroelétricas tornando fundamental a utilização de grupos geradores empresas e residências.

.

Os geradores de energia são equipamentos importantes para os mais diversos ramos empresariais, sendo essenciais em segmentos em que a energia deve ser constante e não pode sofrer nenhuma queda, como hospitais, por exemplo.

Mas você já pensou como é feita a instalação de um grupo gerador?

Diferente do que muitas pessoas pensam, esse processo não é tão simples quanto parece, uma vez que diversos pontos devem ser levados em consideração tais como referencias normativas da ABNT (NBR’s), Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros (IT’s) e Normas Regulamentadoras (NR’s) para que a instalação seja realizada de forma tranquila.

Confira abaixo alguns pontos importantíssimos no momento da instalação de um grupo gerador de energia.

Conheça os critérios para instalação de um grupo gerador

Por mais que existam diversos modelos de grupos geradores, as diretrizes de instalação são semelhantes, pois devem estar em conformidade métodos estabelecidos normativamente. Entre essas diretrizes, algumas são:

Escolha o local adequado:

Os grupos geradores devem ser instalados em locais levando em consideração o nível de ruído emitido, refrigeração, quantidade de armazenamento de óleo diesel, distanciamento de cabos de potência, comando e posição da tubulação de escape.

Piso de posicionamento do grupo gerador:

Deve-se preferencialmente nivelado e dimensionado suportando os esforços de estáticos, dinâmicos e de curto-circuito.

Sistema de combustível:

Todo o sistema de combustível deve ter projeto e seguir rigorosamente a legislação atual evitando assim ações trabalhistas e sinistros ocasionadas por instalações inadequadas.

Escolha do local do QTA (Quadro de Transferência Automático):

A melhor opção é que o posicionamento do QTA fique sempre o mais próximo a fonte alimentadora evitando assim que os cabos provenientes lado concessionária e retorno (carga) fiquem muito longo, gerando custos excessivos.

Refrigeração do grupo gerador

É de suma importância que a escolha do local de instalação leve em conta a refrigeração do equipamento conforme recomendações do fabricante. Um local inadequado ou confinado de instalação do grupo gerador pode ocasionar sobreaquecimento do equipamento.

A CDMC (Cia Distribuidora de Motores e Componentes) possui equipe técnica de profissionais especializados e habilitados a realizar projetos, dimensionamento e instalações apresentando as melhores opções ao cliente visando o melhor custo benefício do sistema de geração de energia. Possuímos em nosso quadro de profissionais engenheiros elétricos, mecânicos e de produção devidamente registrados junto a CREA respaldado por acervo técnico assegurando que todos os serviços prestados estão em conformidade com as normas vigentes garantindo assim a tranquilidade ao cliente.

Atuamos na instalação dos grupos geradores por completo ou na manutenção e readequação de sistemas já instalados tais como:

  • Acústica: Dimensionamento, instalação e soluções em projetos e isolamentos acústicos;
  • Instalação Elétrica: Dimensionamento, instalação do sistema de potência, comando, elaboração de projetos e aprovações das usinas geradoras junto as concessionárias de energia;
  • Instalação Mecânica: Dimensionamento, instalação do sistema de escape, e elaboração de projetos executivos para atender a legislação vigente;
  • Instalação Hidráulica: Dimensionamento, instalação do sistema de combustível e elaboração de projetos executivos para atender a legislação vigente.
Instalações - 1
Instalações - 2
Instalações - 3
Instalações - 4
Instalações - 5
Instalações - 6
Instalações - 7

Clique nas imagens para ampliar.